Banda Treml homenageia Josef Blau

Josef BlauJosef Blau, o cronista que escreveu aquele livreto “Bayern in Brasilien”, com informações dos primeiros colonos boêmios/bávaros de São Bento do Sul, repassadas a ele por Jorge e Martim Zipperer, recebeu em sua homenagem uma missa fúnebre em solo são-bentense, três semanas após o seu falecimento na Bavária, em 22/10/1960.

 

A missa aconteceu no dia 15/11/1960, conforme o convite em anexo (em português e alemão). A homenagem contou com a participação da Banda Treml. Assim narrou meu avô Herbert Alfredo Fendrich em seus diários sobre a Banda:

 

“Conforme o programa-convite aqui anexo, celebrou-se aqui em São Bento às 8h30 do dia 15-11-60 a Missa Requiem por alma do Sr. Josef Blau. No início da Santa Missa, nós tocamos o coral “Além dos Astros”, o que chegou a arrancar lágrimas de diversos, pois este é o coral que a Banda toca na sepultura, quando acompanha à última morada algum conhecido. A Requiem-míssa foi cantada pelo Coro Santa Cecília. Terminada a missa, tocamos ainda a marcha fúnebre de Chopin. Então, com lindas palavras do Revdo. Pe. Vigário, teve encerramento este ato, após o qual, tiramos uma foto em frente à Igreja, e que vai ser enviada à família enlutada do finado.

Dali fomos até o Bar Toni, onde nos foi oferecido uma boa cervejada e uma suculenta churrascada, durante a qual fizeram-se ouvir vários oradores, entre os quais o Sr. Martim Zipperer, que falou sobre a tradição. Dizia ele, em seu discurso, que o homem sem tradição não vale a pena viver. Esta é uma frase de grande valor e bem acertada. Após outros discursos e elogios ao Coro e à Banda, e também agradecimentos dos mesmos, cada qual tomou sua cerveja e retiramo-nos para casa.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s