Ancestrais de Carlos Zipperer Sobrinho

Carlos Zipperer Sobrinho descende de um dos pioneiros de São Bento

Carlos Zipperer Sobrinho descende de um dos pioneiros de São Bento

O empresário Carlos Zipperer Sobrinho foi Prefeito Municipal de São Bento do Sul entre os anos de 1956 e 1961, sucedendo o primeiro mandato de Alfredo Diener e antecedendo o seu segundo. Carlos nasceu em São Bento do Sul no dia 28/12/1895 e foi batizado em São Bento do Sul em 17/01/1896.

Era filho de Andreas Zipperer, nascido em Flecken, na Boêmia, em 07/03/1862, e sua esposa Barbara Hien, nascida também em Flecken, no dia 08/12/1863, batizada em Rothenbaum, e com quem se casou em São Bento do Sul em 23/04/1884. Andreas, seu pai, imigrou com a família em 1873, a bordo do famoso Zanzibar, que trouxe algumas – não todas, como as vezes se diz – das famílias pioneiras de São Bento do Sul. Barbara, por sua vez, imigrou com seus pais a bordo do Navio Humboldt, em 1876. Andreas faleceu precocemente, em 02/11/1907, enquanto que Barbara faleceu em 25/03/1942.  

Carlos Zipperer Sobrinho era neto paterno de Anton Zipperer, nascido em Flecken em 1813, e casado com Elisabeth Mischeck, nascida em Gunderwitz no ano de 1822, com quem imigrou. Anton esteve entre os 70 homens que subiram a serra de Joinville para dar início à criação da Colônia de São Bento. Cansados da vida de semi-servidão que levavam na Europa, sem qualquer possibilidade de mobilidade social, Anton e Elisabeth decidiram imigrar ao Brasil. Trouxeram todos os filhos, à exceção da mais velha, Catharina Zipperer, que na época morava em Viena com seu esposo Friedrich Fendrich. Entre os filhos de Anton, estava Carl Zipperer, dois anos mais moço que Andreas. É em homenagem a ele que Carlos recebeu o “Sobrinho” no complemento de seu nome. Carl Zipperer, o imigrante, tem vasta descendência na região de Porto União e União da Vitória, para onde se mudou. Anton Zipperer, que imigrara já com certa idade, faleceu em São Bento do Sul no dia 20/12/1891, mais de três anos depois do falecimento de sua esposa Elisabeth Mischeck, em 30/10/1888. Os avós maternos de Carlos Zipperer Sobrinho eram Georg Hien, que na lista de passageiros aparece como operário, e Thereza Speckl.

Por Anton Zipperer, Carlos Zipperer Sobrinho seria bisneto de Adam Zipperer – há muita confusão a respeito desse nome, já que existem referências que apontam que Anton era, na verdade, filho de Jakob Zipperer, enquanto que outras dizem que esse era o seu avô. Por Elisabeth, sabe-se com certeza que era bisneto de Thomas Mischeck, carpinteiro, e que lutou nos Cavalheiros do Dragão, e Barbara Greil/Kreil, uma provável filha de fazendeiros, em cujas casas os Cavalheiros costumavam pousar.

2 pensamentos sobre “Ancestrais de Carlos Zipperer Sobrinho

  1. Minha filha ganhou uma caixa de madeira antiga, decorada com marchetaria, muito bem feita. Eu comecei a lixa-la, quando descobri um endereço, nessa cidade, São Bento do Sul. Havia também um nome, parece um carimbo da fábrica da caixa, e com muita dificuldade conseguimos ler Carlos Ziperer ou Carlos Zippereti. Pesquisando no Google, cheguei até voces. Será que tem algo a ver ? Esse Carlos, que voces citam aí, era marceneiro, ou artesão ?

  2. Encontrei no sótão da minha avó uma carta escrita pelo Carlos Zippere Sobrinho para meu bisavô Rodrigo. Achei bem curioso e resolvi pesquisar sobre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s