O livro “Famílias Catarinenses de Origem Germânica”, projeto organizado por Toni Jochem em comemoração aos 180 da Imigração Alemã em Santa Catarina, contará com a presença significativa de sobrenomes da região de São Bento do Sul. Das mais de 100 famílias já inscritas, a cidade estará representada pelos seguintes sobrenomes e pesquisadores:
Angewitz – Henrique Luiz Fendrich e Márcio Ricardo Staffen
Beyerl – Henrique Luiz Fendrich
Bollmann – Antônio Dias Mafra
Diener – Douglas Moeller Diener
Fendrich – Henrique Luiz Fendrich
Froehner – Juliano Froehner
Hackbarth – Zilda Hatschbach
Hatschbach – Zilda Hatschbach
Hümmelgen – Cristian Luis Hruschka
Kobs – Sueli Aparecida Tuleski
Prüss – Flávio Pruess
Roesler – Henrique Luiz Fendrich
Schindler – Flávio Pruess
Schuhmacher – Márcio Ricardo Staffen
Staffen – Márcio Ricardo Staffen
Zipperer – Henrique Luiz Fendrich
É um bom número de participantes, que certamente saberá representar da melhor maneira as suas famílias e a própria história de São Bento do Sul. Lamenta-se, no entanto, que alguns sobrenomes tradicionais na cidade, como Pscheidt, Grossl e outros, não possuam pesquisadores entre os seus descendentes e, por conta disso, não poderão fazer parte dessa valiosa publicação, que se deverá se tornar fonte de pesquisa para as gerações posteriores. A nossa intenção era fazer com que o maior número possível de famílias são-bentenses fossem representadas no livro.
Gostaria de saber como posso participar deste representantes
Gilberto
Minha avó materna, Francisca Angewitz Simille era irmã de Roberto Angewitz. Gostaria de entrar em contato com essa parte da família. Obrigada, Arlete
Prezados Henrique Luiz e Márcio
Tudo bem!! Sou bisneto do Perna de Pau, Neto da sua filha Natália Elly Traple e filho de Lourdes Lima (filha de Elly). Fiquei muito satisfeito de ler o resumo que vcs fizeram sobre o meu bisavô. Foi uma pessoa inovadora que estava à frente do seu tempo. Parabéns. Existem outros detalhes que, se vcs quiserem, posso repassar-lhes. Um grande abraço. Eduardo Lima. Obs. Atualmente, me encontro em Seropédica, RJ e sou professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Prezado Eduardo,
Muito bom encontrar um bisneto do Perna de Pau! O que tiver de informaes adicionais sobre ele, tanto biogrficas como genealgicas, do nosso interesse. O artigo para o livro das Famlias de Origem Germnicas ficou a cargo do Mrcio, que j deve ter feito, mas o Projeto do livro anda meio parado, dependendo de recursos. De qualquer forma, as informaes so sempre teis e podero fazer parte de trabalhos posteriores.
abs, Henrique Fendrich
Gostaria de informações de meus antepassados alemães, meu bisavô chamava-se Emiliano Bentz, tudo o que sei por parte de minha avó é que meu biasavô contava para ela é que o pai dele veio da Alemanha e morou por um tempo em são bento do sul, e a nossa familia agora mora em Ponta Grossa – Pr meu email para contato é silelaine@gmail.com, muito obrigada
Ola. Meu nome é Alex Peyerl e sempre quis saber mais sobre minha historia e familía. Pois meus avós não gostam de falar muito nisso. Tem chance de eu ser descendentes deles? Alias tenho 17 anos e queria muito que vocês me respondese. A unica coisa que sei é que Peyerl é um sobrenome alemão. Por favor me respondam.?