Campo Alegre no Passado

“São Bento no Passado” também é, por vezes, “Campo Alegre no Passado”. A história das duas cidades foi a mesma até o desmembramento de Campo Alegre, em 1897, apesar da distância que as separava e das diferentes etnias de seus moradores – ao invés de imigrantes, Campo Alegre era habitada por paranaenses de São José dos Pinhais e da Lapa. Vários desses brasileiros estiveram entre as primeiras autoridades nomeadas para São Bento do Sul – os imigrantes, em geral, se demonstravam desinteressados pela política. E as duas cidades se relacionavam de diferentes formas, inclusive comerciais e culturais. Parece certo que para uma compreensão mais ampla da história local é preciso levar em conta as interações entre os grupos que habitavam São Bento do Sul e Campo Alegre.

A historiografia são-bentense, no entanto, não costuma entender os paranaenses de Campo Alegre como uma parte importante de sua história. As raras exceções em que são mencionados se resumem, naturalmente, às suas atuações políticas e ao conflitos de terra – geralmente, se posicionando a favor da causa imigrante, a ponto dos brasileiros serem vistos como simples intrusos (quando não arruaceiros). A historiografia de Campo Alegre (mais reduzida, e admito não conhecê-la tão bem), embora considere a interação com São Bento do Sul, parece não ter ainda esmiuçado de verdade o seu próprio passado. Falta, parece, uma obra com a densidade e a fidelidade documental que Ficker buscou no seu livro sobre São Bento. Hoje, praticamente todos os brasileiros pioneiros na ocupação da cidade, e os feitos a ele atribuídos, já estão totalmente esquecidos. E o desconhecimento da história faz com que ela seja preenchidade maneira equivocada. Assim é que sites de turismos dão conta de que Campo Alegre foi colonizada por espanhóis, portugueses, alemães e poloneses. Seus pioneiros, realmente, até tinham ascendência portuguesa e espanhola, mas já estavam no Brasil há  dois  ou mais séculos. Se houve colonização (palavra que parece exigir uma qualificação européia) ela foi, principalmente, brasileira.

Assim, creio que as novas descobertas sobre o passado da cidade e de seus personagens devem ser comemoradas e divulgadas. E há tanta coisa para ser descoberta! Isso inclui São Bento do Sul, já que muitos aspectos de sua história ainda não foram devidamente explorados, e podem aumentar consideravalmente a compreensão que se tem do nosso passado (atualmente bastante maltratado por um historiador de status). A cidade de Joinville ainda esconde, em jornais e documentos, aspectos interessantíssimos dessa história, e que ainda permanecem inéditos. São fontes preciosas até pela própria antiguidade das informações. Representam o início da história das duas cidades.

As cidades do norte catarinense contam com um número de pesquisadores que, embora sejam poucos, estão realmente dispostos a colaborar uns com os outros, e dessa maneira a tendência é o crescimento da historiografia regional e o seu aperfeiçoamento, cada vez mais embasado em fontes documentais – sempre levando em conta a oralidade, mas esclarecendo quando se trata dela. Isso tem permitido o aumento do número de informações sobre o passado de Campo Alegre. Aos poucos, em novos posts, tentarei falar um pouco mais sobre os primeiros campoalegrenses – na época em que ser campoalegrense era o mesmo que ser sãobentense.

PS: São-bentense se escreve com ou sem hífen?

2 pensamentos sobre “Campo Alegre no Passado

  1. Estou gostando muito do seu Blog. Nunca tive muita informação sobre as nossas origens. É muito interessante saber desses detalhes.
    Conhecer quem viveu em nossa cidade antes de nós, nos dá mais clareza sobre a nossa própria identidade.

  2. Ouvi dizer que SÃO BENTO era antigamaente um bairro de CAMPO ALEGRE,gostaria de uma resposta ,A LIGAÇAO ENTRE OS DOIS MUNICIPIOS,QUEM DEPENDIA DE QUEM?
    OBRIGADA!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s