Anton Zipperer e Georg Zipperer

Como eu já havia cogitado em artigo neste blog, o imigrante Georg Zipperer, um dos 70 pioneiros da colonização de São Bento do Sul, não era irmão do também pioneiro Anton Zipperer, conforme poderia se concluir de algumas passagens da obra “São Bento no Passado”, de Josef Zipperer. O quato casamento de Georg Zipperer, acontecido em São Bento do Sul no ano de 1897 com minha tetravó Anna Trojan, viúva de Wenzel Hannusch, aponta como pais outro Georg Zipperer e Anna Augustin. Pelo registro de batismo e de casamento de Anton Zipperer, sabemos que seus pais eram Jakob Zipperer e Therezia Bohmann, nomes absolutamente diversos.

Se ainda abríamos possibilidade para um eventual equívoco no nome dos pais de Georg Zipperer, a hipótese está totalmente descartada agora que consultamos o registro do seu terceiro casamento, com Magdalena Zipperer,  viúva de Wenzel Pscheidt, ocorrido em São Bento mas registrado nos livros de Joinville, em 1876. Nesse assento, seus pais também aparecem como Georg Zipperer e Anna Augustin, o que nos leva a crer que eles realmente eram assim chamados, e que, portanto, ele não pode ser irmão de Anton Zipperer – que inclusive foi uma das testemunhas desse casamento.

Josef Zipperer, em dado momento, chama os dois de primos, o que nos parece mais provável. Se assim for, resta descobrir quem foram os pais de Jakob e Georg Zipperer, para então poder conectar as duas famílias Zipperer que imigraram para São Bento do Sul. Permanece, no entanto, a dúvida sobre quem seria o Adam Zipperer citado na obra de Josef Blau “Bayern in Brasilien” como pai de Anton, o que claramente não procede.

Um pensamento sobre “Anton Zipperer e Georg Zipperer

  1. Sou assíduo leitor de teus blogs, que aprecio muito.
    Estou transcrevendo algumas das tuas pesquisas na minha história e dos meus antepassados, feita somente para o conhecimento dos meus descendentes, estando tudo escrito num Laptop, atualmente em mais de 500 páginas.
    Quando a parte do meus antepassados estiver por mim esgotado, espero um dia te visitar, trocar algumas idéias e dar-lhe o que encontrei, pois com certeza você fará melhor uso de tudo.
    No entanto de por acaso quizeres me encontrar moro em Curitiba, à Av. Visconde de Guarapuava, 4517 – Edifício Edimburgo – Apto. 1802 – Telefone (41) 3342-5903 e ou cel. (41) 9193-9696. Será um prazer manter contato.
    Naturalmente existem muitas lacunas nesta história que estou escrevendo sobre nossos antepassados que estou procurando fazer em ordem cronológica, mas você poderá enriquece-la em muito.
    Seu esilo de escrever sem dúvida para todos nós descendentes dos boêmios é fascinante, continue e se possível publique seus blogs.
    Em 19 de julho de 2010.
    Abraços.
    Osny Zipperer (filho de Aleixo, neto de Jorge e bisneto de Josef Zipperer).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s