Família Roesler – Parte I

Em 2010, lembrou-se os 150 anos de nascimento do imigrante boêmio Johann Rössler – o patriarca dessa família em São Bento do Sul. Johann nasceu no dia 14.04.1860 em Reichenau, no norte da Boêmia, atualmente conhecida como Rychnov u Jablonce nad Nisou, na República Tcheca. Era filho de Franz Rössler, agricultor e carreteiro em Reichenau #11, e de Antonia Lang, natural de Pelkowitz #40, filha de Josef Lang, também agricultor e carreteiro, e sua esposa Barbara Wawrich – filha do agricultor Josef Wawrich. Seu pai era filho de outro Franz Rössler, igualmente agricultor e carreteiro, e sua esposa Klara Preissler, filha de Augustin Preissler. Os avós Rössler já eram falecidos em 1860, ano em que Johann nasceu.

Franz Rössler e Antonia Lang, que ainda vivia em Reichenau no ano de 1895, tiveram três filhos conhecidos, e todos imigraram para São Bento do Sul: Juliana (Julia) e Johann Rössler, que vieram em 1876, e Josef Rössler, que imigrou em 1877. O artigo sobre os Roesler que o Coronel Osny Vasconcellos escreveu em parceria com Alexandre Pfeiffer no livro “São Bento – Cousas do Nosso Tempo” não cita os irmãos de Johann. Segundo os autores, Johann Rössler, na época com 16 anos, teria imigrado sozinho, tendo como responsável Franz Rohrbacher, imigrante contratado pela Companhia Colonizadora para atrair novas famílias para São Bento. Na verdade, Johann veio na companhia de sua irmã Juliana Rössler.

Rohrbacher havia iniciado sua busca por imigrantes na região do Böhmerwald, de onde era originário e de onde imigraram várias das famílias pioneiras na colonização de São Bento do Sul, entre 1873-1875. Não encontrando lá muita gente ainda disposta a tentar nova sorte no Brasil, partiu para a Província de Reichenberg, no norte da Boêmia, região mais desenvolvida economicamente mas que, na época, sofria com o desemprego e a ameaça de depressão (PFEIFFER, 1991, p. 322). Lá, logrou êxito e convenceu várias famílias a imigrar, inclusive algumas de Reichenau. Entre elas estava a família de Juliana Roesler, na época com 26 anos, já casada com Josef Peukert e com quatro filhos. O casal decidiu imigrar e trazer consigo o jovem Johann Rössler, que acolheu com bons olhos o desafio de tentar uma vida melhor em outro continente.

Tomada a decisão, a família de Juliana e o seu irmão seguiram de trem em direção ao porto de Hamburgo. Lá, embarcaram no Vapor Vandalia, que partiu em 20 de junho de 1876 e chegou ao porto de São Francisco do Sul exatamente um mês depois, em 20 de julho de 1876.

6 pensamentos sobre “Família Roesler – Parte I

  1. Pingback: Família Roesler – Parte II « São Bento no Passado

  2. Pingback: Família Roesler – Parte III « São Bento no Passado

  3. Pingback: Família Roeser – Parte IV « São Bento no Passado

  4. Meu nome é Paulo Roberto Kobs, filho de Theolinda Roesler Kobs, que hoje se encontra com saúde e vigor aos 89 anos, ela é a filha caçula dos 11 filhos do casal Otto Roesler e Maria Treml Roesler. Fico contente em saber um pouco da história dos meus antepassados, os quais formaram um lastro familiar muito interessante em sua vivência, e por consequência somos fruto dessa existência.

  5. Olá, meu nome é Bruna Maria Roesler e sou da cidade de Araras, São Paulo. Gostaria de me corresponder com a família Roesler de São Bento e obter informações sobre como poderia ter a cidadania austríaca. Existe essa possibilidade? Aguardo resposta para uma melhor conversa. Agradeço desde já. Abraços,

  6. Olá meu é Ana Claudia Roesler filha de Vilmar Roesler neta de Roberto Roesler e Araci Gonçalvez Correa. Bisavós Roberto Roesler e Analdina Neves dos Santos.
    Estou curiosa sobre a Família Roesler, e queria saber mais, se alguém puder responder meus emails ficarei grata pois estou interessada em conhecer.
    Obg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s