O texto abaixo foi feito pelo doutor Romeu Rössler Telma em homenagem ao aniversário de sua tia Theolinda Kobs, nascida Roesler, por ocasião do seu aniversário de 90 anos, comemorados em São Bento do Sul no dia 22.01.2012. Theolinda é a filha mais nova de Otto Roesler e Maria Treml, neta paterna dos imigrantes Johann Rössler e Amalia Preussler e neta materna dos também imigrantes Jacob Treml e Maria Böhm. Ainda em nossos dias Theolinda Kobs exerce seu trabalho na Sociedade Literária de São Bento.
“GRÜSS DICH GOTT, LIEBE TANTE LINDA,
DEIN GEBURTSTAG IST HEUT!”
Romeu Rössler Telma
O título acima, extraído de uma saudação aos aniversariantes, não poderia ser mais apropriado para festejar os 90 ANOS DE VIDA da nossa querida TANTE LINDA – Theolinda (Roesler) Kobs. Consegui resgatar algumas fotos de tempos passados, em que ela aparece no esplendor de sua juventude.
De alguma maneira, ela preserva o espírito jovem até os dias de hoje, em que a vemos andando sozinha pela cidade, seja em direção a afazeres diários de compras e contatos, seja em direção à Sociedade Literária São Bento – onde ainda exerce sua atividade de curadora do acervo bibliográfico lá preservado.
O que podemos destacar da personalidade da Tante Linda?
Em primeiro lugar, seu despreendimento e prontidão para ajudar, contribuir, somar.
Em segundo lugar, seu bom humor constante com o qual contagia quem a encontra ou com ela passa a conversar. Ela tem assuntos vários, e com base tanto na sua experiência de vida quanto nas suas leituras, e sempre é uma interlocutora inteligente, rápida no raciocínio e espirituosa nas observações.
Deve-se, também, salientar sua atitude pessoal simples, objetiva, cordial, com o que angariou inúmeras amizades ao longo de sua trajetória de vida, e assim permanece na lembrança dos que a conhecem. Talvez seja esta a sua maior qualidade, a de fazer-se presente sem chamar a atenção sobre si, mas sempre disposta a opinar e observar.
Para ilustrar um pouco esta singela homenagem que lhe faço, tanto em meu nome quanto no de todos os nossos parentes e amigos que a conheceram, decidi publicar algumas fotos do meu acervo, sendo que na primeira, acima, vemo-la em meio à natureza, com a característica “sombrinha” que as moças de pele alva e rosada usavam para proteger-se do sol, e acompanhada do famoso “Myko” – o cão da casa de Otto Rösler – seu pai e nosso avô.
Já na segunda, abaixo, está ela em frente à casa de sua irmã Alice Telma – com quem tinha uma afinidade toda especial – e diante da varanda da mesma, observando seu sobrinho que ora resgata este momento. Afinal, o que é a vida senão uma sucessão de eventos, milhões deles, mas sempre momentos e eventos que se sucedem. No caso da Tante Linda, há exatos 90 anos.
Esta blusa que ela está usando era de cor verde, e os desenhos sobre um fundo branco eram sempre um atrativo para mim, quando ela vinha nos visitar – e o fazia com freqüência, contando de suas viagens a “Hansa”, a “Cupim” no Paraná onde vivia o “Onkel Raimund” e ela ia visitar a Dolores… e para provar o vestido de noiva que a nossa mãe Alice Telma estava confeccionando.
A última foto apresenta as três irmãs mais próximas entre si, sendo da direita para a esquerda a Hilda, a Alice e a Theolinda. As irmãs mais velhas, Marichen e Emma já estavam em outra etapa de suas vidas.
A amizade fraterna entre as irmãs era uma característica da família Rösler, sendo que havia um intenso contato entre todas elas. Obviamente que, pela proximidade da idade entre as irmãs Alice e Theolinda – apenas dois anos de diferença – fazia com que elas estivessem em constante ligação. Tanto é ainda hoje, em quase todas as comemorações da família Telma, ela é convidada de honra, e muito apreciamos quando ela pode participar.
Finalizando, gostaria de destacar que, como testemunha viva da transposição dos imigrantes de origem centro-européia, ela preserva a língua alemã de forma muito efetiva, representa um dos destinos que couberam aos oriundos do Boehmerwald, do Reichenberg, de Gablonz e de tantas outras regiões tanto do Império Austríaco quando do Império Alemão. O outro destino dos nossos parentes distantes foi ainda mais difícil, pois foram expulsos de suas casas e terras após a segunda guerra mundial. Mas, sobre isso, vamos escrever em outra ocasião e em outro espaço. Que Deus abençoe a Tante Linda. Feliz Aniversário de 90 Anos!
Hallo Henrique,
this is a very nice account about Tante Linda !!
A big compliment to the writer Dr. Romeo Rössler Telma, and the pictures are really wonderful.
I think , I met Mrs. Kobs in the “Sociedade Literaria” in the
year 2009 .
Congratulation for the 90. birthday !!
best regards
Sabine
Provavelmente ela foi colega de escola de minha tia e madrinha Hermenilda Schreiner (casada com Ewaldo Plothow), falecida em 1982. Tinham poucos meses de diferenca em idade.
Francisco