O brasão de São Bento do Sul

Há alguns dias, Evaldo Cemin publicou no grupo “São Bento no Passado” no Facebook um informativo da Prefeitura Municipal de 1958 que divulgava o resultado de um concurso para escolher um brasão para a cidade de São Bento do Sul. O vencedor foi o brasão elaborado pelo irmão marista Honório Danilo.

O irmão Honório Danilo na verdade chamava-se (ou chama-se) José Cândido Bairros. Em 1959 ele também teve um brasão escolhido para representar a cidade gaúcha de Getúlio Vargas. Bairros trabalhou muito tempo junto à Missão Alto Solimões, em Tabatinga (AM). Nos anos 50 também foi professor no Colégio Medianeira de Erechim. Vivia ainda em 2009, residindo no Instituto Champagnat, em Passo Fundo.

Marcio Brosowsky encaminhou o desenho do antigo brasão, disponível no Arquivo Histórico de São Bento:

Esse brasão, no entanto, não durou muito tempo à frente de São Bento do Sul. Já durante a gestão de Otair Becker (1966-1970) um novo brasão foi escolhido para a cidade. Em edição do jornal Tribuna da Serra, disponibilizada também por Brosowsky, o prefeito tentou esclarecer a substituição – e não conseguiu, como se vê:

O brasão escolhido, e que permanece o mesmo até os nossos dias, é esse que segue, que ganhou chaminés, deixou menos espaço para as araucárias, retirou os símbolos e ideias do anterior, e também suprimiu a inscrição em latim:

Ficheiro:Brasao SaoBentodoSul.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s