Família de Josef Grossl e Maria Beil

Recebi algumas fotos das famílias Grossl e Frisch, que me foram cedidas por Marli Rauth. Entre essas, está a foto abaixo, com a família de Josef Grossl. Esse Josef Grossl, carroceiro, nasceu em Eisentrasse, na Boêmia, como filho de Kasper Grossl e Barbara Bangerl, que imigraram ao Brasil em 1876 a bordo do Humboldt. No Brasil, Josef se casou religiosamente em 1892 e civilmente em 1893 com Maria Beil, também de Eisentrasse, filha dos imigrantes Jakob Beil e Anna Hilgardt.  O casal morou em Rio Negrinho, no lugar Campina do Tigre.

O casal teve os filhos: Maria, casada com Henrique Dums; Thereza, casada com José Frisch; Hedwiges, casada com Guilherme Neitzke e, viúva desse, com Engelberto Grossl;  Catharina Grossl, casada com Frederico Lampe;  Anna , que foi a primeira mulher do mesmo Engelberto Grossl;  Lina, casada com Silvestre Jürgensen; Carlos, casado com Rosa Stüber; José, casado com Lydia Stüber; Frida, casada com Carlos Bernardo Schmidt; Alfredo, casado com Frida Hacke; e Luiz, casado com Ida Grosskopf, e que ainda vive neste ano de 2012, contando com 94 anos de idade.

A foto abaixo deve ter sido tirada na segunda metade da década de 10, ainda que, ao que nos parece, não constem nela todos os filhos do casal na época.

2 pensamentos sobre “Família de Josef Grossl e Maria Beil

  1. Bom dia. Meu nome é GILMAR GROSSL. Como faço para entrar em contato com os organizadores do blog São Bento no Passado? Tenho interesse em manter contato com a família GROSSL. Meu email é gilmar.grossl@hotmail.com.

  2. Família de meus bisavôs: Sou neta de Maria Grossl e Henrique Dums.
    Meus pais:Maria Dums casada com Alfredo Stiegler.
    Filhos:Lourdes Alice,Carlos José,Elisa,Catarina,Maria Terezinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s