Os poloneses de Dembowiecz

Publicado na Folha do Norte de 01.09.2015.

Entre os poloneses que se estabeleceram em São Bento do Sul, tendo como origem a Prússia Ocidental e a Galícia, uma quantidade considerável provinha da aldeia conhecida como Dembowiecz (ou Dębowiec, em polonês), na Galícia Austríaca. Hoje o lugar é um pequeno vilarejo da cidade de Jaslo (Jasło), na província da Subcarpácia, na Polônia. Houve imigrantes dessa região desde o célebre “Zanzibar”, que em 1873 trouxe ao Brasil as famílias de Felix Marsalek e Ony Furmankiewicz, naturais de Dembowiecz, e que se tornaram dois dos 70 imigrantes pioneiros na colonização de São Bento do Sul.

A partir de 1876, começaram a aparecer vapores costeiros vindos de Santos com imigrantes de Dembowiecz. O “Esperança” trouxe naquele ano as famílias Furmankiewicz, Kurowski e Wojakiewicz. No mesmo ano, o  “Rio de Janeiro” trouxe apenas famílias da Galícia a São Francisco do Sul, entre elas os Derenewicz, os Ruzanowski e os Trzeciak, também de Dembowiecz. A família Dziedzic, vinda de Jaslo, imigrou naquele ano pelo “Buenos Ayres”, direto de Hamburgo.

Também foi o caso das famílias Pykocz, Szidkewicz e Slymanski, imigradas pelo “Valparaíso” em 1881. Embora imigrasse de Wenzin, também a família Onicki, que veio pelo “Corrientes” em 1883, era natural de Dembowiecz. Já em 1884, o “Santos” trouxe daquela aldeia as famílias Buba, Cichowiecz, Daborowski, Jedlinski, Kuta, Machnicki, Mastei, Mikush, Pankiewicz, Piothiewicz, Repalski, Sanocki, Sajdak, Watulewicz, Wegrzynowski e Woiciechowski.

Alguns imigrantes de Dembowiecz não possuem registro conhecido de entrada no Brasil, como é o caso de Floriano Wantowski, cuja família acredita ter vindo de Santos, e o dos irmãos João e Antônio Bodziak – este, o personagem que se mudou para São Mateus do Sul, onde liderou o batalhão de poloneses durante a Revolução Federalista. Também vieram dessa região familias como Casper, Demski, Guarniack, Kmiecik, Libuszowski, Ruczka e certamente outras.

Abaixo, um panorama atual de Dembowiecz.dembowiecz

4 pensamentos sobre “Os poloneses de Dembowiecz

  1. Boa noite, o senhor teria algum documento referente a Carolina Wischral vinda da Hungria para São Bento em 1883 pelo vapor Santos. Toda e qualquer informação será de grande valia. Obrigado. Janei Zytkiewies

  2. A família da minha avó Florentina Pankiewicz veio dessa cidade. Porém, ela, creio eu, nasceu no Brasil, pois só consta o nome dos irmãos delas (Felix e Francisco).

  3. Na certidão de casamento da vó Carolina tem esse sobrenome Pankiewicz.

  4. Sou tataraneta do primeiro imigrante da família Buba que chegou em 1884, Blazej Buba, trazendo com ele meu bisavô Stanislaw Buba. Estou muito feliz por ter localizado os dados de todos nos registros do navio Santos. Este ano pretendo conhecer Debowiec.

Deixe um comentário