Nazismo em São Bento do Sul

A foto abaixo faz parte do acervo do Museu Thiago de Castro, em Lages/SC. Até então, não se tinha notícia de grupos organizados favoráveis ao nazismo em São Bento do Sul. Como na maior parte das colônias germânicas de Santa Catarina, floresceu mais o integralismo, a ponto de São Bento eleger um prefeito integralista, na figura de Ernesto Venera dos Santos. O surgimento de um grupo nazista parece ser consequência da passagem da poetisa alemã Maria Kahle por São Bento, em 1934 (ou seja, no ano anterior à foto). Maria Kahle, que já havia estado em São Bento na década de 1910, voltou ao país após a ascensão de Hitler para fazer propaganda do regime nas colônias de origem germânica.

Não se conhece até o momento a identidade dos personagens que aparecem na foto e nem outras circunstâncias relacionadas a esse grupo. Entretanto, é possível que em breve tenhamos mais novidades, pois consta que existe no museu uma pasta com descrições dessas fotos. O colega Gustavo Grein, que foi quem passou a informação sobre essa foto, estará lá pessoalmente e irá verificar se existem mais informações sobre a foto desse grupo são-bentense.

O carimbo que se observa na foto é do DOPS. O historiador Wilson de Oliveira Neto sugere que essa foto possa ser parte do material apreendido pelo coronel Lara Ribas durante o desmonte do NSDAP (o Partido Nazista) em Santa Catarina, cujo relatório foi publicado sob o título “O punhal nazista no coração do Brasil”.

Veremos se é possível descobrir mais alguma coisa sobre o tema.

Um pensamento sobre “Nazismo em São Bento do Sul

  1. Oi colegas: por favor donde puedo buscar listados de pasajeros inmigrantes de Gablunz, Bohemia( actual Jablonec nad nisou, rep. Checa) . Busco Franz Ludwig nacido allí 1858 y migrado a Brasil 1876.
    Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s