Novotel e o Teleférico em São Bento do Sul

Fonte:  JELLER, Fernando. “O Sonho do Teleférico Deverá se Realizar”. IN: Revista Carisa nº 1; Semmer Artes Gráficas, Mafra, Junho de 1989, p. 31.

1ª Edição da Revista Carisa (Junho de 89)

1ª Edição da Revista Carisa (Junho de 1989)

A antiga revista são-bentense “Carisa”, na sua edição de estréia, em junho de 1989, contém uma reportagem com Alfredo Frederico Klimmek, então presidente do Conselho encarregado da construção de um Hotel 4 Estrelas em São Bento do Sul.

O hotel planejado pelo Conselho, que incluía ainda empresários como Ismar Becker, José Henrique Carneiro Loyola, Arnaldo Huebl e Odenir Weiss, viria a se tornar o atual Novotel, construído ao lado do Parque 23 de Setembro.

O objetivo era suprir a falta de hotéis de classe na região. A região escolhida é apontada como “a área mais nobre do município”. Os custos estavam estimados em 3,5 milhões de dólares.  

Alfredo Klimmek acreditou no sucesso do hotel e no sonho do teleférico.

Alfredo Klimmek acreditou no sucesso do hotel e no sonho do teleférico.

A matéria da revista revela detalhes da história daquele empreendimento, cujo terreno de 24.200 m² foi comprado em dezembro de 1985 por 700 milhões de cruzeiros. Klimmek sonhava alto com o hotel, afirmando que seria o novo Cartão Postal da cidade, uma vez que seria construído “dentro do mais típico estilo germânico”.

Naquela época, a planta do hotel já havia sido feita pela empresa “Novo Hotel”, a qual já havia construído mais de 600 hotéis em todo o mundo. Seriam sete mil metros quadrados de área construída. Tudo que estava pronto até então se resumia ao estacionamento para carros e ônibus e uma quadra de tênis – ainda sem os alambrados. O projeto estava se encaminhando para a fase de escoamento pluvial, sendo que, para Klimmek, “os entraves burocráticos já foram ultrapassados”.

Iniciativa de empresários de São Bento do Sul resultou na criação do Novotel, o primeiro hotel 4 Estrelas da cidade - mas nada de teleféricos

Iniciativa de empresários de São Bento do Sul resultou na criação do Novotel, o primeiro hotel 4 Estrelas da cidade - mas nada de teleféricos

Mas a parte mais interessante da matéria refere-se à construção de um teleférico ligando o futuro hotel ao Museu Municipal. Pela maté-ria, se percebe que a idéia já havia come-çado a esfriar, diante de dificuldades diver-sas, provavelmente financeiras. Mas Klimmek, otimista, afirmava que esse sonho, que vinha desde o começo do projeto do hotel, não estava descartado. O teleférico teria o objetivo de dar maior liberdade aos hóspedes. Klimmek afirmou que, para isso, bastaria que houvesse o repasse adequado de recursos para que ele fosse construído. O empresário conclui ainda que o teleférico irá se tornar famoso em todo o sul do País.

20 anos depois, sabemos que nada disso aconteceu. O Novotel, de fato, está construído, e representa o Hotel 4 Estrelas que se planejava construir. Mas, naturalmente, nunca houve nem sombra de teleférico. Não bastasse a dificuldade para a execução de tamanha obra, não há certezas sobre o retorno e o impacto que teria para hóspedes ou turistas. Analisando hoje, a idéia espanta, e não nos é possível acreditar que pudesse dar certo. 

Era nesse morro que um teleférico seria construído. Partiria do lado direito, onde está licalizado o Novotel, e desceria em direção ao lado esquerdo, onde se encontra o Museu - que não chega a aparecer na foto.

Morro do Novotel: do hotel, que fica mais à direita, partiria um teleférico na direção do Museu Municipal, que fica à esquerda, mas não chega a aparecer na foto.

 

Um pensamento sobre “Novotel e o Teleférico em São Bento do Sul

  1. Pingback: Tweets that mention Novotel e o Teleférico em São Bento do Sul « São Bento no Passado -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s