Rádio Timbira, pioneira no Planalto Norte de SC

Em 2007, a professora Alda Moeller concedeu uma entrevista por telefone para a estudante Darci Rutstz, que elaborava a monografia “A Presença Feminina no Rádio da Região Norte de Santa Catarina”. Na oportunidade, Alda contou detalhes da Rádio Timbira em São Bento do Sul, idealizada e organizada em São Bento do Sul nos anos 40, no tempo em que a cidade  se chamava Serra Alta.

A Rádio Timbira, que funcionava como transmissora, foi idealizada e organizada pelo Capitão Osmar Romão da Silva, que na época era o prefeito de São Bento do Sul. A programação era diária, das 18h ou 19h até às 22h. A rádio era ouvida no centro e alguns bairros de São Bento.

Apresentava notícias em geral, mas tinha como maior audiência o noticiário social. Os ouvintes ofereciam músicas como forma de parabenizar aniversariantes.  Estes, ao se verem anunciados , costumavam mandar doces e brindes aos funcionários da rádio, em retribuição.

Faziam parte da equipe da Rádio Timbira as seguintes pessoas: o diretor Capitão Osmar Romão da Silva, Bento Garcia, Udo Klitzke, José Carvalho, Aurélio Machado, Adalberto Koch, Willy Bentlin, Montezuma de Carvalho. Como técnicos na transmissão trabalharam Antonio Siqueira e Pedro Santos.

A primeira locutora mulher convidada a participar foi a professora Alda Moeller, amiga da família do Capitão Osmar. Também participaram Nilda Faraco e Iracema de Oliveira, ambas jovens.

Segundo Alda, as reuniões de trabalho eram alegres e a equipe não se preocupava em receber remuneração. Haviam apenas as cotas que os moradores interessados pagavam como prova de apoio e incentivo.

Registrada como Serviço de Alto-Falantes, a Rádio Timbira marcou época em São Bento do Sul pela propagação de notícias locais e nacionais, contribuindo para a divulgação cultural da região. Ao encerrar suas atividades, os seus aparelhos, móveis e discoteca foram recolhidos em uma sala da Sociedade Bandeirantes.

3 pensamentos sobre “Rádio Timbira, pioneira no Planalto Norte de SC

  1. Pingback: Capitão Osmar Romão da Silva – Parte II « São Bento no Passado

  2. Pingback: Capitão Osmar Romão da Silva – Parte I « São Bento no Passado

Deixe um comentário