Família Roesler – Parte IV

O segundo casamento de Johann Rössler foi interrompido pouco mais de dez anos após ter acontecido. No dia 03.10.1905 Johann Rössler faleceu, vítima da queda de uma árvore de bracatinga sobre si, quando fazia a derrubada de um pedaço de mata. O acidente matou-o instantaneamente. Rössler foi mais um dos vários casos de colonos que perderam a vida dessa maneira em São Bento do Sul. Ao abordar o assunto, o cronista Josef Zipperer, um dos pioneiros da colonização na cidade, comentou que a bracatinga

 […] racha com extrema facilidade e, sendo derrubada sem as necessárias precauções, lasca até uma altura de seis metros, toma, por vezes, numa queda sempre fulminante, direção diversa da prevista, causando, desse modo, tão trágicos acidentes. (ZIPPERER, 1951, p. 37)

Tal foi o destino de Johann Rössler. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de São Bento. A história da família Rössler na cidade continuou com os filhos de Johann – que passaram a adotar como sobrenome a variante nacional “Roesler”, usada até os nossos dias.

Otto Roesler, o primeiro desses filhos, viria se casar com Maria Treml, nascida em São Bento do Sul no dia 24.04.1882, filha dos imigrantes Jacob Treml e Maria Böhm, que vieram ao Brasil a bordo do Humboldt, em 1876, neta paterna de outro Jacob Treml e Barbara Bachmeier, e neta materna de Josef Böhm e Maria Rank. Otto possuía um engenho de serra movido à água na localidade de Rio Antinha. Também fabricava farinha de mandioca e criava gado vacum. Participou ativamente da Sociedade de Tiro, Caça e Pesca “23 de Setembro”, de São Bento do Sul.

Otto Roesler e Maria Treml tiveram tradicional prole na cidade: Ana Maria Roesler, casada com Carlos Zimmermann; Francisco Roesler, casada com Margarida Hoffmann; Emma Roesler, casada com Ernst Walter Zulauf; João Roesler, casado com Regina Linzmeyer; José Roesler, casado com Anna Grossl; Otto Roesler Filho, casado com Amanda Telma; Roberto Roesler, casado com Paula Mühlbauer; Hilda Roesler, casada com José Fürst; Alfredo Roesler, casado com Ana Goertler; Alice Amália Roesler, casada com Fernando Telma; e Theolinda Roesler, casada com Paulo Kobs.

Otto e sua esposa celebraram suas bodas de ouro no dia 26.06.1952, em uma das maiores festas de sua época, animada, inclusive, pela Banda Treml. E no dia 16.12.1956, um domingo, ocorreu o falecimento de Otto Roesler, que, em um enterro também grandioso, foi sepultado no Cemitério Municipal ao som das marchas fúnebres da Banda. Sua esposa Maria faleceu em 23.06.1965 e foi sepultada no mesmo local.

Leia também:

Parte I, II e III.

4 pensamentos sobre “Família Roesler – Parte IV

  1. Muito show de bola essa história, sou neto de Alfredo e Ana Roesler citados acima.

    Parabéns pelo trabalho.

  2. Parabéns! Gostei da história, pois minha vó Elza Corrêa Roesler – casada com Eugênio Roesler, que está enterrado no cemitério de Piraberaba -, foi de Santa Catarina, passou por Joinville, Rio Negrinho, Mafra e por último lugar Curitiba – Paraná. Sou filho de Ilka Roesler de Almeida, nascida em Rio Negrinho e depois Mafra e atualmente Curitiba – Paraná

  3. PARABENS! ADMIRO A HISTORIA! SOU RAFAEL ROESLER!!!!!!! FILHO DE ADILSON ROESLER QUE FOI FILHO DE FERNANDO ROESLER O FILHO DOS CITADOS ACIMA ELZA E EUGENIO! FICO ORGULHOSO POR SABER A HISTORIA DE MINHA FAMILAI! SE PUDER CONTINUAR MAANTENDO CONTATO ESTAREI AKI! RAFAEL.ROESLER@HOTMAIL.COM

  4. PARABENS PELO TRABALHO SOU EDER LUIZ ROESLER, NETO DE ALFREDO ROESLER E ANA GORTLER ROESLER. MUITO LEGAL, BISNETO DE OTTO ROESLER E MARIA TREML ROESLER.. E VIVA JOHANN ROSSLER NOSSO ANTEPASSADO CORAJOSO QUE COM 16 ANOS ENFRENTOU TUDO. VALEU!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s